Lula Ramires

Lula Ramires — nome social de Luiz Ramires Neto — é graduado em Filosofia e Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo. É atualmente o Coordenador de Política, Ativismo e Comunidade do Corsa, cargo cuja função é também a de representar institucional e juridicamente a entidade, para a qual entrou há 16 anos. Atua como tradutor técnico e professor de inglês (morou um ano em Londres) e é empreendedor social da Ashoka (www.ashoka.org.br), rede internacional voltada à articulação e fortalecimento do setor cidadão visando a transformação social. Seu crescente interesse e dedicação às questões da Diversidade Sexual e Gênero no âmbito dos sistemas de ensino o levou a conceber, organizar e coordenar projetos voltados à capacitação de educadoras/es das redes públicas municipais e estaduais, tendo como pano de fundo os Direitos Humanos de LGBTs. Em sua pesquisa de mestrado, intitulada Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no Ensino Médio em São Paulo, defendida em agosto de 2006, explorou a violência psicológica e física enfrentada nas aulas por quem não é heterossexual. Publicou, junto com outros colaboradores, o guia Diversidade Sexual na Escola: uma metodologia de trabalho com adolescentes e jovens (Ecos e Corsa: São Paulo, 2006), disponível em PDF. No Doutorado, seu interesse volta-se para a educação a distância em função da consolidação das ferramentas digitais disponibilizadas pela internet. Está atento também às questões que vinculam o meio ambiente aos problemas sociais, principalmente os que envolvem raça, gênero e orientação sexual, como eixos estruturantes de nossa sociedade, sem descuidar das questões de classe, sobretudo as populações pobres e marginalizadas.

É casado com Guilherme Nunes com quem vive e cuida de três cães, Spot, Polly e Negão. É um cinéfilo inveterado, sendo seus filmes favoritos: Blade Runner, Fome de viver e Elisa, vida minha. Tem paixão por astronomia e gastronomia (olhar as estrelas dá uma fome… rs). Palmeirense verde-claro (nada fanástico). Morou 3 anos no Rio, o que talvez explique muita coisa em sua vida, pelo menos o bom humor!

contato:

  • email: rb.moc.arret|serimaralul#rb.moc.arret|serimaralul
  • Skype: LulaSP
  • fones (11) 3773 5514 (res) / 97171 5055 (Vivo) / 98177 6768 (Tim).

Obs.: ao entrar em contato comigo, por favor mencione que visitou o site do CORSA. Grato!

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License